domingo, 20 de janeiro de 2013

Mulheres | COMO SE VESTIR NA IGREJA?



O que usar e evitar na casa de Deus?
Esses dias comprei um vestido pela internet. O modelo parecia ser bem comportado e ideal para ir à igreja. Quando a encomenda chegou, me frustrei ao ver o comprimento da peça, curtíssimo. “E agora? Preciso fazer uma adaptação pra poder usar esse vestido”, pensei. Fui a uma loja de tecidos e comprei um que combinava com o restante da roupa. Levei tudo numa costureira e disse:
- Preciso aumentar o comprimento desse vestido.
- Vista pra gente ver o quanto precisa aumentar.
Quando sai do provador, uma mulher que estava com sua filha no local, que tinha a minha idade, se surpreendeu e contestou:
- Você acha isso curto? 
 ótimo assim!
- Mas não combina com meu estilo. Prefiro que seja mais decente – respondi.
- Vixi, eu e minha filha estamos aqui pra encurtar nossas roupas, e você quer colocar mais pano nelas.
A costureira ouviu a conversa e me defendeu:
- Ela é religiosa. Como ela vai aparecer na igreja mostrando as pernas? Não é bom.
- Ah, mas eu e minha filha estamos aqui encurtando nossas roupas pra ir a igreja também. Sempre vou à missa com 
shorts e vestidos bem mais curtos que esse seu.
Sai do lugar pensando sobre nosso comportamento na casa de Deus. Você já deve ter percebido que temos visto “coisa demais” na igreja, independente da denominação. Certo dia minha amiga foi com o noivo dela em uma igreja e disse que teve que tampar os olhos dele, porque garotas desfilavam pelo local mostrando as pernas, peitos e até mais que isso. Outro dia fui cantar num evento religioso feito para garotas cristãs. Não exagero ao dizer que algumas meninas usavam saias e vestidos tão curtos que tampavam apenas a curva do bumbum. Usavam sapatos plataforma com glitter, e ainda roupas agarradas e decotadas. Como o local tinha vários auditórios, pensei que estava no salão errado. Eu e minhas amigas nos assustamos e comentamos:
- Ué, acho que aqui vai ter um baile funk.
Errado. Ali era mesmo o auditório do programa da igreja. Ao me apresentar, lá na frente, vi várias calcinhas. A palestrante Thalita Silva, que falou sobre vestimenta cristã, foi sincera ao dizer:
- Quem mostra muito daqui (apontou para as pernas e seios), é porque não tem muito pra mostrar daqui (apontou para a cabeça).

Se você tem mostrado demais o corpo, tenha consciência de uma coisa: um dia, quando a idade levar sua beleza, você poderá ver seu marido “secando” e desejando uma garota ou mulher que, assim como você, não acham problema em exibir o que é bonito.

Quem é religioso e quem nem acredita em Deus têm se tornaram tão iguais que chega a ser impossível discernir quem é quem. “Estavam no caminho largo, e, no entanto, professavam pertencer ao número dos que viajavam no caminho estreito. Os que estavam em redor deles diziam: ‘Não há distinção entre nós. Somos iguais, vestimos, falamos e procedemos semelhantemente’”  (Mensagens aos Jovens, pág. 126 – 128). Cuidado! A diferença tem que ser visível.
Seja honesta com você mesma agora. Quantas vezes se olha no espelho antes de ir à igreja e pensa: “Será que Deus vai gostar dessa roupa?”, hein? Essa pergunta serve de reflexão pra mim também. Lendo sobre o assunto, encontrei num site católico um excelente comentário feito por um líder religioso desta denominação:
“Nós nos vestimos para chamar atenção de pessoas e receber elogios. Por que uma moça usa uma saia curta e uma blusa apertada? Por que um rapaz usa uma camisa baby look? Não tem nada a ver com Deus”.
Já percebeu que a igreja tem se tornado um lugar de competição? Além de vermos pessoas expondo na vitrine o seu corpo, como se estivesse a venda por uma mixaria, ainda nos sentimos num evento de moda, como o SPFW.

Não caia nessa de analisar mais a roupa dos membros da igreja do que ao próprio sermão. E também não faça parte dos que “chegam chegando”, distraindo quem precisa aprender de Deus, não de moda. Como diz o texto, estas atitudes até mesmo afastam pessoas da igreja. Vamos às dicas?


A igreja é um templo sagrado, e as cerimônias são formais, por isso não devemos comparecer neste local com roupas comuns do nosso cotidiano. Não é a “casa da mãe Joana” pra gente vestir o que bem quiser. O foco na igreja é Deus, por isso não devemos querer ser o centro das atenções. Esse post se resume numa frase: Dentro ou fora da igreja somos representantes de Cristo. Se para andar pelas ruas devemos tomar cuidado com o que vestimos, imagina então para ir ao palácio do Rei do Universo.
________________________________________________________________________________
TEXTOS BÍBLICOS QUE SERVIRAM DE BASE PARA OS TEXTOS ACIMA:
O enfeite delas não seja o exterior, no frisado dos cabelos, no uso de jóias de ouro, na compostura dos vestidos.
1 Pedro 3:3
Assim, quer vocês comam, bebam ou façam qualquer outra coisa, façam tudo para a glória de Deus.
I corintios 10:31
Acaso não sabem que o corpo de vocês é santuário do Espírito Santo que habita em vocês, que lhes foi dado por Deus, e que vocês não são de si mesmos?
I corintios 6:19
A mulher graciosa guarda a honra como os violentos guardam as riquezas.
Provérbios 11:16
Como jóia de ouro no focinho de uma porca, assim é a mulher formosa que não tem discrição.
Provérbios 11:22
Enganosa é a beleza e vã a formosura, mas a mulher que teme ao SENHOR, essa sim será louvada.
Provérbios 31:30



Fonte: http://bonitaadventista.com.br/precisa-ser-diferente.html



Um comentário:

  1. E os homens não estão isentos de observar a sua vestimenta também...
    Mas enfim, mais do que esse post falou, precisamos dar lugar para que o Espirito nos revele através da Palavra o que Ele espera de nós! #ficaadica

    ResponderExcluir